HISTÓRICO DA ESCOLA

BREVE HISTÓRICO

A iniciativa de se construir uma UMEI para atender as crianças da comunidade Divino Espírito Santo foi da Senhora Feliciana Caldeira de Oliveira, conhecida com Tia Nenzinha; moradora do bairro há 50 anos presta serviço para comunidade.

Feliciana Caldeira de Oliveira é natural de Minas Gerais, nascida em 1923, sendo uma das fundadoras da comunidade, através dela foi conquistado o lote, onde hoje está localizado a UMEI, com apoio do Dr. Américo Bernades (in memorian), que foi o doador do lote para a comunidade.

Posteriormente a construção da creche foi negociada com a prefeitura de Vila Velha, tendo como prefeito Carlos Malta que assinou o convênio com a empresa Vale do Rio Doce. Em 5 de maio de 1987 foi realizada a inauguração da UMEI “Tia Nenzinha”, nome colocado pela comunidade devido ao empenho e conquista da senhora Feliciana Caldeira de Oliveira.

A UMEI iniciou o trabalho, com 3 (três) funcionários, uma babá, uma cozinheira e uma professora; não existia um Programa Educacional, pois a mesma passou por um período de transição, tentando formar uma equipe de (Diretor, Pedagogo. Professor, Cozinheiras ASG’s).

Apesar de passar por vários “altos e baixos”, hoje a UMEI possui um Programa Educacional Construtivista Sócio Interacionista na qual a criança é sujeito ativo na construção do seu conhecimento, onde ocorrem situações de interação com seus pares, num ambiente rico em estímulos e de caráter essencialmente lúdico. Nessa concepção o professor e demais funcionários são importantes elementos articuladores e mediadores no processo de formação de indivíduos críticos e pesquisadores, possuindo uma visão holística de ensino e que facilita o processo ensino-aprendizagem entre professor e aluno.

No entanto, observa-se um número crescente de alunos na comunidade. Como a UMEI não possui espaço suficiente, conta com um projeto de ampliação e construção de uma Nova Unidade de Ensino ao lado da atual. A escola possui um terreno que permitiria a realização do projeto e atenderia a demanda da comunidade.